Anankê – Promovendo Saúde Mental em Brasília desde 1991

Endereço:

SCRLN 712/713 Bloco C, Lojas 4 e 5 Brasília-DF CEP: 70.760-630

ANANKÊ PROMOVE CURSO: “Saude Mental: Acolhimento e tratamento em Centro de Convivência”

Inscrições abertas para as próximas turmas do Curso de Saúde Mental – Acolhimento e Tratamento no Centro de Convivência! Teoria, Prática Clínica e Supervisão DURAÇÃO: 3 SEMESTRES INÍCIO: 20/03/2024 PÚBLICO ALVO Psicólogos Profissionais de áreas afins Estudante de psicologia e áreas afins ENTREVISTAS SELEÇÃO 15/02/2024 a 15/03/2024 Bolsas parciais para estudantes MARQUE SUA ENTREVISTA ATRAVÉS …

Read more ANANKÊ PROMOVE CURSO: “Saude Mental: Acolhimento e tratamento em Centro de Convivência”

Comunicado_Anankê Covid-19

COMUNICADO AOS PACIENTES DO ANANKÊ E AO PÚBLICO EM GERAL

O “Comitê de Crise Covid-19” do Anankê, desde o dia 16/3, vem tomando uma série de medidas que objetivam proteger nossos pacientes, seus familiares e nossos funcionários. Listamos abaixo as principais medidas postas em prática até o momento: 1- Não interrupção dos tratamentos em nossa rede de serviços: Ambulatório, Hospital Dia e Internação. 2- Adoção …

Read more COMUNICADO AOS PACIENTES DO ANANKÊ E AO PÚBLICO EM GERAL

Curso Introdutório a Psicofarmacologia

PROFESSOR : DR. LÁZARO CASEMIRO INÍCIO : 19/09/19 TÉRMINO: 5/12/19   EMENTA Apresentar os critérios diagnósticos utilizados pela psiquiatria na atualidade, bem como, o emprego de medicações psicotrópicas para cada uma das afecções descritas, é o objetivo central desta disciplina. Trata-se de instrumentalizar  profissionais e estudantes de psicologia e outras áreas afins para uma interlocução …

Read more Curso Introdutório a Psicofarmacologia

Intervenção em Crise – Estágio em Unidade de Internação Psiquiátrica

I – EMENTA   O estágio em nossa Unidade de Intervenção em Crise propiciará amplo espaço de diálogo, questionamento e interação entre teoria e prática clínica. Enfatizará a formação de profissionais com conhecimentos indispensáveis sobre acolhimento e tratamento de pacientes em crise,  sobre  internação psiquiátrica e a legislação pertinente, sobre psicoterapia institucional e psicofarmacologia. Os …

Read more Intervenção em Crise – Estágio em Unidade de Internação Psiquiátrica

O Aparelho Psíquico Grupal: Perspectivas Psicanalíticas

DISCIPLINA 1 – INTRODUÇÃO GERAL À PRATICA DE GRUPOS EM PSICANALISE            EMENTA   Esta disciplina aborda a historia geral do pensamento sobre os grupos  dentro do movimento psicanalítico e seu desenvolvimento desde as intuições de Freud até autores mais contemporâneos. Abrange ainda a construção inicial da relação entre o grupo e o inconsciente …

Read more O Aparelho Psíquico Grupal: Perspectivas Psicanalíticas

Introdução à Clínica do Acompanhamento Terapêutico

  EMENTA Os elementos constitutivos da prática do acompanhamento terapêutico e a forma como esse dispositivo se insere na clínica enquanto possibilidade de intervenção, são os pontos principais a serem abordados neste curso.   PROGRAMA 17/08 – Aula 1: Fundamentos do Acompanhamento Terapêutico – Apresentação do Programa – Quem é o AT? -O AT como …

Read more Introdução à Clínica do Acompanhamento Terapêutico

Seminários Clínicos -“Contemporaneidade e Escuta Clínica: Desafios e Impasses”

Nesta próxima segunda feira 8/4 abriremos nossos Seminários Clínicos deste ano com o tema: “Contemporaneidade e Escuta Clínica: Desafios e Impasses” por João Ronaldo Stemler – Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (UNB). Os seminários são gratuitos e dirigidos a todas as pessoas interessadas. SCRLN 712/713 Bloco C, Lojas 4 e 5 Brasília-DF CEP: …

Read more Seminários Clínicos -“Contemporaneidade e Escuta Clínica: Desafios e Impasses”

Indagações Acerca das Novas Formas de Atendimento em Saúde Mental

  Ao longo de 13 anos de trabalho nós do Anankê temos nos indagado sobre uma série de questões sobre as quais não encontramos nem esperamos encontrar respostas definitivas. Paradoxalmente, a angústia advinda deste não saber, desta consciência permanente da fragilidade e da precariedade de nossos modelos de intervenção, é o que nos provoca e …

Read more Indagações Acerca das Novas Formas de Atendimento em Saúde Mental

O Anankê Completa 25 Anos

   Para  defender e sustentar um desejo, 25 anos atrás criamos o Anankê, que não por acaso recebeu em batismo este nome. Da mitologia grega o tomamos de empréstimo: Anankê, mãe das Moiras, personificação do inevitável, da necessidade, do destino. Força inexorável à qual deuses e humanos têm de se submeter. “Eros e Anankê (amor …

Read more O Anankê Completa 25 Anos

WhatsApp Fale Conosco! Estamos Online...