Anankê – Promovendo Saúde Mental em Brasília desde 1991

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Intervenção em Crise – Estágio em Unidade de Internação Psiquiátrica

I – EMENTA

 

O estágio em nossa Unidade de Intervenção em Crise propiciará amplo espaço de diálogo, questionamento e interação entre teoria e prática clínica. Enfatizará a formação de profissionais com conhecimentos indispensáveis sobre acolhimento e tratamento de pacientes em crise,  sobre  internação psiquiátrica e a legislação pertinente, sobre psicoterapia institucional e psicofarmacologia. Os estudantes terão a oportunidade de se inserirem numa equipe interdisciplinar que lida cotidianamente com a crise. Terá a duração de seis meses, requerendo cerca de 18 horas semanais para as atividades de prática clínica, supervisão e estudos teóricos.

 

II – OBJETIVOS

  • Aprofundar o conhecimento sobre intervenção em crise, através da vivência e participação em uma equipe multidisciplinar, no contexto de uma unidade de internação psiquiátrica.
  • Sistematizar, através da experiência prática, os referenciais teóricos sobre psicoterapia Institucional e legislação pertinente à internação psiquiátrica e seus desdobramentos na direção dos tratamentos.
  • Propiciar conhecimentos básicos sobre psicofarmacologia.
  • Promover ampla e aberta interação entre teoria e prática clínica.

 

IIIPÚBLICO ALVO

– Psicólogos, enfermeiros, profissionais de áreas afins e estudantes de psicologia, enfermagem e  áreas afins.

 

IV – PROGRAMA DE  ATIVIDADES

As atividades serão oferecidas nas dependências da Chácara Anankê e terão a duração de seis meses. Dividem-se em Prática Clínica, Supervisão e Aulas Teóricas.

 

1- Prática Clínica

Será realizada  na Unidade de Intervenção em Crise  do Anankê . Os estudantes  se integrarão às equipes terapêuticas e participarão das atividades desenvolvidas no cotidiano desta unidade. Esta participação será orientada pelo corpo clínico e elaborada nas sessões de supervisão. Consta ainda da prática clínica a participação nas reuniões clínicas semanais juntamente com toda a equipe. Terá a duração de 17 horas semanais divididas em 3 períodos de 5 hs cada: de 9 às 14 ou de 13:30 às 18:30 hs mais 2 hs de reunião clínica.

 

2 – Supervisão

A supervisão é o espaço privilegiado de elaboração pessoal das experiências vividas no contato com os pacientes, com a equipe terapêutica e com a vida institucional. É neste espaço que cada aluno poderá refletir sobre a função terapêutica neste modelo de atendimento, seus desdobramentos no convívio com os pacientes e construir seu próprio estilo de exercer esta função.

É antes de tudo o espaço no qual, apoiando-se em seu próprio grupo, o aluno poderá elaborar as transferências, projeções e afetos que viverá no contato com os pacientes.

Dois tipos de supervisão serão oferecidos: a supervisão específica do estágio e as supervisões das atividades da Unidade.  As supervisões específicas dos alunos serão semanais e ocorrerão às quintas feiras  às 16 hs, enquanto as demais ocorrerão também nas quintas  feiras às 14:30  e às 15:15, conforme agenda pré-estabelecida mensalmente.

 

3 – Programa Teórico

Visa oferecer aos alunos as ferramentas teóricas imprescindíveis para o entendimento dos quadros psíquicos agudos e dos modos de tratá-los. Os conhecimentos teóricos focados principalmente no entendimento da crise e nas questões relativas ao trabalho Institucional, serão sempre associados à prática desenvolvida no estágio.

 

Disciplina 1 – A Crise e seus Desdobramentos

 

Ementa

A concepção da crise como um momento delicado e complexo  em que a descontinuidade, as forças destrutivas e os automatismos de repetição tendem a prevalecer  e a encerrar não só o sujeito, mas também seu meio familiar e até mesmo os espaços institucionais de tratamento, em “becos sem saída” é o principal foco desta disciplina. Propõe também a abordagem da crise como abertura de possibilidades de reestruturação, a depender do modo como os pacientes e suas famílias são acolhidos e tratados, bem como, da continuidade dos tratamentos pós alta.

 

Conteúdo Programático

  • A crise em suas duas vertentes paradoxais : ruptura e mudança
  • O acolhimento de pacientes e famílias em crise
  • Intervenção em crise
  • O planejamento da continuidade dos tratamentos no pós crise.

 

Bibliografia

Disciplina 2  – A internação psiquiátrica e a legislação pertinente

 

Ementa

Discutir os aspectos legais referentes à internação psiquiátrica e suas implicações no acolhimento e tratamento da crise, é o objetivo central desta disciplina que também aborda as formas de organização da unidade para cumprir as determinações legais e ao mesmo tempo ser fiel ao modo como se entende o trabalho com pacientes em quadros psíquicos  agudos.

 

Conteúdo Programático

  • A reforma psiquiátrica brasileira – A lei 10.216
  • Os três tipos de internação previstos: Voluntária, Involuntária e compulsória – Aspectos legais e manejo clínico.
  • Como a unidade se organiza para cumprir os aspectos legais, acolher e tratar  a crise.
  • Dispositivos clínicos, Contrato, Normas de funcionamento, Procedimentos e Protocolos, Enquadres, Organização da equipe, Organização do cotidiano institucional.

 

Bibliografia

Disciplina 3  – Psicoterapia Institucional

 

Ementa

A pauta desta disciplina abrange o conhecimento sobre a história, a ideologia, os modelos e as práticas institucionais em saúde mental, apontando para as questões de sua interface com a psicanálise. Aborda a Psicoterapia Institucional como modelo referencial do Anankê, apresentando as peculiaridades da concepção de atendimento  desenvolvido em sua Unidade de Intervenção em Crise.

 

Conteúdo Programático

 

  • Principais aspectos da constituição histórica dos saberes e práticas no campo da saúde mental.
  • Psicoterapia Institucional – Histórico e concepções sobre o tratamento institucional.
  • O Coletivo e suas principais funções.
  • O campo transferencial na instituição.
  • O tecido institucional e os pontos de encontro e ancoragem para o estabelecimento de laços transferenciais múltiplos.
  • Organização do cotidiano Institucional a partir dos eixos: Tempo e Espaço.
  • Oficinas terapêuticas e grupos de fala: lugares de encontro, de estabelecimento de vínculos, de articulação com a vida fora da instituição.
  • Acompanhamento de famílias. Principais questões teóricas e práticas
  • O acolhimento de pacientes e suas famílias em situação de crise.
  • O modelo adotado pela UIC – paradoxos e dificuldades enfrentadas

 

Bibliografia

Disciplina 4 – Introdução à Psicofarmacologia

Apresentar os critérios diagnósticos utilizados pela psiquiatria na atualidade, bem como, o emprego de medicações psicotrópicas para cada uma das afecções descritas, é o objetivo central desta disciplina. Trata-se de instrumentalizar os alunos  para uma interlocução profícua com  a psiquiatria, cada vez mais necessária na clínica contemporânea.

 

Conteúdo Programático

  • Critérios diagnósticos – Principais quadros clínicos da atualidade
  • Dificuldades de medicar pacientes em crise – cuidados necessários
  • Classes de medicamentos e indicações gerais e específicas: antipsicóticos, antidepressivos, estabilizadores do humor, ansiolíticos, sedativos, psicoestimulantes.
  • Principais efeitos colaterais e efeitos colaterais graves, precauções.