Acompanhamento Terapêutico
Este dispositivo clínico, habitualmente utilizado no tratamento de pacientes com graves distúrbios psíquicos, representa muitas vezes a extensão dos cuidados para além dos limites institucionais. Outras vezes é a única forma de tratamento possível para construir as condições necessárias ao engajamento do indivíduo em uma rede de atendimento.
As indicações para acompanhamento terapêutico estão relacionadas às dificuldades apresentadas pelos pacientes, que tanto podem referir-se à impossibilidade de vinculação a um tratamento, como às limitações das famílias em proporcionar-lhes os cuidados necessários nas situações de crise e risco. Nestas circunstâncias o objetivo principal é evitar internações consideradas desnecessárias.
A indicação pode ocorrer ainda como medida de apoio aos pacientes em suas iniciativas de reintegração social e de autonomia, buscando possibilidades de articulação, de circulação, de construção de "lugares sociais" e evitando o isolamento e a ruptura de vínculos.
A Equipe Terapêutica
É composta por profissionais de diferentes especialidades: psicologia, psicanálise, psiquiatria, artes e nutrição, com formação e experiência em saúde mental. Embora dividida em três sub-equipes : do Centro de Convivência, do Ambulatório e do Acompanhamento Terapêutico, trabalham em estreita sintonia e sob coordenação e supervisão do Anankê.
Fale Conosco! Estamos Online...